Baião de Dois com Feijão Carioca

Você quer aprender a como fazer baião de dois do zero? Essa receita deliciosa é um clássico da região nordeste do Brasil e tem como principal característica a variedade de sabores: carne seca, bacon, queijo coalho entre outros ingredientes e, aqui nessa versão, o tradicional arroz e o feijão carioca.

Baião de dois com feijão carioca

Ingredientes do Baião de Dois com Feijão Carioca

  •  500 gramas de carne seca
  •  1 xícara de feijão carioca
  •  1 xícara de arroz
  •  1 cebola
  •  azeite
  •  sal
  •  1 folha de louro
  •  200 gramas de queijo coalho
  •  150 gramas de bacon
  •  1 linguiça defumada
  •  coentro

LEIA TAMBÉM:

Pudim de Abacaxi

Modo de preparo do Baião de Dois com Feijão Carioca

  1. baião de dois é uma receita que necessita tempo para prepará-la e conta com algumas etapas. Vamos começar separando os ingredientes da primeira etapa: arroz, feijão, carne seca, abóbora, azeite, folha de louro, cebola e sal.
  2. Para dessalgar a carne seca começaremos o processo no dia anterior do preparo do baião de dois, colocando de molho na água fria por 12 horas. Pode guardar a carne na geladeira durante esse tempo.
  3. Passadas as 12 horas, corte a carne seca em 4 partes, coloque na panela de pressão com água até a metade, tampe e leve ao fogo médio. Quando a panela começar a apitar pode diminuir o fogo e cozinhar por 20 minutos.
  4. Enquanto isso vamos preparando o arroz. Leve uma panela ao fogo médio e quando aquecer, regue o fundo com azeite. Acrescente a cebola picada, tempere com uma boa pitada de sal e refogue até murchar. Despeje o arroz e mexa bem.
  5. Em seguida coloque 3 xícaras de água, coloque a folha de louro e deixe cozinhar até o arroz absorver toda a água – para verificar basta afastar alguns grãos do fundo da panela. Se o arroz estiver cozido, desligue o fogo e deixe a panela com a tampa entreaberta para terminar de cozinhar com o próprio vapor.
  6. Voltando à carne seca: passando os 20 minutos de cocção na panela de pressão, desligue o fogo, espere a pressão sair e descarte a água do cozimento da carne. Acrescente a xícara de feijão, complete novamente com água até a metade da panela e tempere com um pouco de sal. Tampe a panela e leve novamente ao fogo – dessa vez apenas por 10 minutos, o ideal é que o feijão não cozinhe muito para não desmanchar.
  7. Passado os 15 minutos de cozimento, espere a pressão da panela sair e retire os pedaços de carne seca. Desfie no tamanho que desejar.
  8. Passe o feijão por uma peneira e reserve.
  9. Agora vamos para o refogado. Primeiramente corte o bacon, a linguiça e o queijo coalho em cubos no tamanho que preferir (quanto menor, mais delicada ficará a apresentação no prato). Leve uma frigideira grande ao fogo e derreta a manteiga. Em seguida acrescente o bacon e a linguiça e deixe dourar. Coloque a cebola, alho e por último o queijo coalho.

E o seu baião de dois com feijão carioca está pronto! Planejamento e organização são fundamentais (separar os ingredientes é a dica principal para não se perder durante o preparo). E, como eu disse lá no comecinho do post, vale muito a pena: é muito sabor para um prato só!

Prepare na sua casa e conte pra gente o que você achou dessa receita de baião de dois com carne seca e feijão carioca. Bom apetite!

Leia também sobre Fexadrol!

Leave a Reply